terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem


O termo transtorno de aprendizagem descreve um transtorno neurobiológico pelo qual o cérebro humano funciona ou é estruturado de maneira diferente.Os transtornos de aprendizagens podem afetar a habilidade da pessoa de falar, escutar, ler,escrever,raciocinar,recordar,organizar as informações ou aprender matemática.São causados por diferenças cerebral e na forma pelo qual o cérebro processa a informação.
Existem fatores que podem acompanhar,desencadear ou inclusive agravar um problema na área da aprendizagem, isso é o que chamamos de dificuldade de aprendizagem . Sua causa pode estar associada ao ambiente familiar ,educacional desfavorável ou emocional , existem também causas neurobiológicas as quais são conhecidas como transtornos ou distúrbios de aprendizagem . Os distúrbios mais conhecidos no meio escolar são a dislexia e TDAH .
            Cada criança é única, as formas na qual os problemas de aprendizagem  se manifestam está  relacionada com a individualidade de quem aprende;portanto  nem  sempre os sintomas são iguais assim como o tratamento também não é igual. Por exemplo : duas crianças podem não saber ler, mas isso não quer que o fato gerador dessa dificuldade seja a mesma.
            No contexto em que vivemos hoje,pode-se dizer que um transtorno de aprendizagem,com baixo rendimento escolar, converteu-se em fracasso na vida .Na sociedade atual o dinheiro, a posse de bens e o poder que se desprende de tudo isso,representam o ponto mais alto dos valores que cada um sonha construir.Triunfar na escola constitui uma perspectiva de conseguir no futuro uma boa situação,e consequentemente a possibilidade de adquirir os bens desejados,em contrapartida o baixo rendimento escolar pressupõe a renúncia a tudo isso. Crianças com problemas de aprendizagem não são incapazes ou preguiçosas.Geralmente têm o nível de inteligência similar à média, ou até superior,o problema reside no fato de que seus cérebros processam a informação de forma diferente  da maioria.
            Não existe nenhuma cura para os transtornos de aprendizagem,de fato são dificuldades para toda a vida.No entanto as crianças com esse tipo de problema,podem progredir e muito,se encontrarem formas de aprender e superarem suas limitações.Para tanto precisa de suporte adequado.Com interesse e busca de solução por parte  da família e do sistema educacional,procurando o diagnóstico assertivo e um tratamento eficaz, as crianças com dificuldades de aprendizagem se sentirão mais seguras,amparadas, valorizadas, recuperarão sua auto-estima,e assim, poderão aprender e,de fato aprenderem com sucesso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário